terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Shampoo do seu melhor amigo - Shampoo pra cachorro


Fiz um post semana passada sobre shampoo "silver" para cães de pelos claros.

E antes que isto dê idéias para nós louras de plantão vou explicar sobre o pH do shampoo canino.
Pois o shampoo do cao de pelo claro (azul) é bem mais barato que o nosso silver do dia-a-dia!

pH Shampoo de Cachorro

Lembram-se do que é pH? Já expliquei aqui no blog.
pH, é a unidade de medida usada para definir se uma solução aquosa é ácida,neutra ou alcalina.
Quanto mais próximo de 0 o pH é ácido. Igual a 7 ele é Neutro (como a água) e quanto mais próximo de 14 Alcalino. Tudo que é Alcalino abre as camadas dos fios, chamadas cutículas (leia mais aqui).
E não queremos que elas permaneçam abertas pois isto provocaria quebras e embaracamento dos fios. Por isso usamos os condicionadores que são um tipo de shampoo que é ácido e por este motivo fecha as cutículas e concede a emoliência necessária a penteabilidade.

O pH da nossa derme (pele), é de 4,5 a 5,5, portanto ácido.
o pH da derme do cachorro é de 7,5 então é Alcalina.
Os cosméticos capilares buscam um equilíbrio no pH. Os mais indicados para nosso uso, são os com pH próximo a 5 ou 5,5, pelo menos ao que se refere a shampoo.

Portanto, o shampoo de seu cachorro terá muito provavelmente um pH bem mais elevado que o indicado para o cabelo humano (5 a 5,5). Não deve ser usado pois é alcalino demais para seus fios e principalmente para o seu couro cabeludo podendo até desencadear um desequilíbrio da flora bacteriana presente no couro (manto hidrolipídico) que confere um efeito antibacterida e fungicida ao seu couro cabeludo levando ao surgimentos de caspas e outras mazelas.
s chamadas crises saboreias ou ate mesmo deixando de proteger contra fungos danosos.

Isto também pode acontecer se usar demais os shampoo ' s de limpeza profunda pois com pH muito alto são feitos com tensoativos aniônicos, já encontrei alguns com o pH próximo a 9.

Se observarem perceberão que a maioria dos shampoo's para cachorros já são dois ou três em um: Shampoo, branqueador (azul) e condicionador (tensoativo catiônico).  Como este aqui usado pelo meu caozinho! Não fiz o teste do pH mas este deve ser menos alcalino. Mas não serei eu, a louca, que vou arriscar!
loucas por shampoo - Shampoo branqueador silver para cachorros

Uma dica: Banho nos bichinhos a cada 20 dias. Pasmei quando fui estudar o assunto. Sempre dei banho uma vez por semana. Erradíssimo fazer isto. Descobri que seu manto hidrolipídico ( protege a derme) leva 20 dias para renovar. Ou seja, dando banho todas as semanas estamos removendo a proteção natural de sua derme e os expondo a mais riscos de dermatites.

O mesmo vale para nós, cuidado com o excesso de lavagens nos cabelos para não destruir a proteção natural dos fios.

Então, nada de usar o shampoo do seu "melhor amigo" no caso do seu shampoo acabar! Mas olha que dá vontade. Ja viram estes aqui, a lá  Tigi Bed Head?
Loucas por shampoo Pet Head


Beijos!

Fonte: Pesquisas em: Site Clinipet e respostas prontas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...