segunda-feira, 5 de maio de 2014

Queda ou Quebra dos cabelos! Você sabe a diferença?

Oi lindas! Hoje penteando meu cabelo tive a idéia pra este post!

Você sabe a diferença entre queda e quebra?

Queda

Queda do cabelo

Queda é quando o cabelo cai, ou seja a fibra capilar se desconecta, sendo expulsa da estrutura do folículo piloso (dentro da derme, dentro do couro cabeludo para ser mais clara). Isto pode ocorrer por motivos naturais em decorrência do ciclo de vida do cabelo: fase anágena (crescimento, dura em meia três anos ), catágena (pára de crescer, dura cerca de 3 semanas),telógena (repouso, , dura de 3 a 4 meses) e queda e volta a crescer novamente: fase anagena novamente.  Alguns foliculos tem ciclos de vida mais curtos que outros.
Cerca de 60 a 100 fios de cabelos caem naturalmente todos os dias.
Existem causas externas que podem criar um desequilíbrio entre os ciclos de vida capilar aumentando a fase telógena(repouso) em relação a fase anágena (crecimento) rompendo o equilíbrio e fazendo os cabelos caírem em quantidade maior que o normal. 

Causa externas que criam quedas passageiras mais comuns:


  • Estresse psíquico: secreção hormonal alterada;
  • Estresse Físico: cirurgias, hemorragias, febre elevada;
  • Origem medicamentosa : Anticoagulantes, medicamentos antitiróideos, Anti-reumáticos e antimicóticos (olha os remedinhos de combate a micose de unha aí gente!!!!!)
  • Carência de Oligoelementos: Cálcio, manganês, zinco e ferro.(como sempre uma boa alimentação e diversificada é fundamental)
  • Gravidez : em função da modificação das taxas de hormônios os folículos pilosos ficam por mais tempo na fase telógena (repouso). (Daí aquele cabelão lindo durante e alguns meses depois da gestação. O meu ficou assim lindão e depois começou a cair e pirei…kkk mas é normal, ok gentem?).

Quebra: 

Quebra do Fio foto loucas por shampoo
É quando o cabelo (fibra capilar) se rompe ou seja se parte se rompe no médio crescimento.
Isto se dá por razoes naturais ou por fatores externos.

Causa natural mais comum: Fios finos são mais frágeis. Seu diâmetro é tem menor.
  Sei bem disto, os meus fios são finos…..

Fatores Externos:

  • Tratamentos químicos excessivos como coloração, descoloração, alisamentos, permanentes (perda de proteínas )
  • Estresse mecânicos como : 
    • Calor: Aumento da temperatura age sobre as propriedades elásticas e sobre a resistência da fibra. Aumenta sua capacidade de se alongar.  
    • Escova: Alongar os fios puxando causa danos;
    • Fricção dos cabelos entre si (esfregar os cabelos no banho por exemplo. Nada de tanquinho no cabelos gentem sabe parecer que esta esfregando roupas… não pode.
    • Os dentes e do pente e escova : Escolher o tipo certo de escova e pente é fundamental.Flexão ou dobra para enrolar os cabelos uns sobre os outros e em volta dos dentes do pente ou da escova. 

Importante: Temos uma escala de danos ao cabelos.

SADIO - RESSECADO - DANIFICADOS - QUEBRADIÇO

Se você tem cabelos secos ou ressecados saiba que o próximo passo é passar para cabelos danificados e depois quebradiços portanto, trate destes fios pois os danos de quebra são irreversíveis enquanto o ressecamente é de fácil solução. Basta repor a hidratação que seu organismo naturalmente é falho, fazendo nutrições (as famosas hidratações, este termo é errado depois explico isto em outro post) e caprichando no consumo de água e uma alimentação equilibrada.

Gatas, beijos e espero que tenha sido esclarecedor este post.

boa semana a todas!!!

Adriana
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...